Faringoamigdalite

Otorrinolaringologista e Otoneurologista em São Paulo


Faringoamigdalite é uma condição médica comum que afeta a garganta e as amígdalas. É uma inflamação na garganta e amígdalas, geralmente causada por uma infecção bacteriana ou viral, podendo também ser causada por quadros alérgicos. A faringoamigdalite é mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. A transmissão da infecção ocorre por meio do contato com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada, por exemplo, ao tossir ou espirrar.

Sintomas que indicam um quadro de Faringoamigdalite

Os sintomas da faringoamigdalite incluem dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios, perda de apetite, gânglios linfáticos inchados no pescoço e voz rouca. Em alguns casos, as amígdalas podem ficar inchadas e com pus. Em casos em que as faringoamigdalites apresentam complicações como os abscessos, o paciente também pode ter dificuldades para abertura da boca.

agende uma consulta

Tipos de Faringoamigdalite

Existem vários tipos de faringoamigdalites, que podem ser classificadas conforme a causa subjacente, a gravidade dos sintomas e a apresentação clínica. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:


Faringite viral

É causada por um vírus, geralmente o vírus da gripe ou o vírus do resfriado comum. É caracterizada por dor de garganta, febre baixa e dor ao engolir.


Faringite bacteriana 

É causada por bactérias, geralmente a bactéria Streptococcus pyogenes. É caracterizada por dor de garganta intensa, febre alta, dor de cabeça e dor ao engolir.


Amigdalite viral

É causada por um vírus, geralmente o vírus da gripe ou o vírus do resfriado comum. É caracterizada por dor de garganta, febre baixa e dor ao engolir, juntamente com inflamação das amígdalas.


Amigdalite bacteriana 

É causada por bactérias, geralmente a bactéria Streptococcus pyogenes. É caracterizada por dor de garganta intensa, febre alta, dor de cabeça e inflamação das amígdalas. Algumas vezes podem envolver complicações causadas pelo Streptococcus pyogenes, como artrite, escarlatina, nefrite e febre reumática.


Faringoamigdalite crônica 

É caracterizada por inflamação persistente da garganta e das amígdalas, geralmente causada por infecções repetidas. Pode estar associada a sintomas como dor ao engolir e sensação de algo preso na garganta. Estes casos costumam estar associados também à presença de caseum, restos alimentares putrefeitos que ficam presos em cavidades das amígdalas e causam mau hálito e inflamação local.


Faringoamigdalite necrosante

É uma forma grave de faringoamigdalite que pode levar a danos nos tecidos da garganta e das amígdalas. É caracterizada por dor intensa, febre alta, úlceras na garganta e mau hálito. É mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com HIV/AIDS ou câncer.


É importante consultar um médico se você apresentar sintomas de faringoamigdalite, para a causa subjacente poder ser determinada e um tratamento adequado possa ser prescrito.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico das faringoamigdalites pode ser baseado na história clínica do paciente e no exame físico. Durante o exame físico, as amígdalas mostram sinais de inflamação, como vermelhidão, inchaço, pus ou manchas brancas. A presença de linfonodos aumentados no pescoço pode estar presente. Em alguns casos, um teste é feito logo na primeira consulta e envolve a coleta de uma amostra de secreção da garganta para determinar se a faringoamigdalite é causada por uma infecção por estreptococos, haja constatado os riscos, já elencados acima, envolvidos na infecção por esta bactéria. O teste é realizado em consultório e fornece resultados rápidos.

agende uma consulta

Tratamentos para Faringoamigdalite

Medicamentoso


Antibióticos

Se a causa for uma infecção bacteriana, o tratamento com antibióticos é recomendado. O tipo de antibiótico prescrito dependerá do tipo de bactéria que está causando a infecção.


Analgésicos e anti-inflamatórios

Medicamentos como ibuprofeno, prednisona e paracetamol podem ajudar a aliviar a dor de garganta e reduzir a inflamação. 


Hidratação

Beber muita água e outros líquidos pode ajudar a manter a garganta úmida e reduzir a irritação.


Cirúrgico


A cirurgia é uma opção quando os eventos de amigdalites tornam-se constantes, expondo os pacientes a um risco maior de complicações inerentes a estes quadros. Há também a indicação da retirada das amígdalas quando elas já tiveram estas complicações, como o abscesso; por mais de uma vez, para não ocorrerem abscessos mais amplos com quadros ainda mais sérios.

agende uma consulta

Sobre o Médico

Dr. Igor Tadeu da Costa

CRM-SP: 134934 | RQE: 55887


Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência médica pelo Hospital das Clínicas da USP e especialização em Otoneurologia pela mesma instituição. Especialização pelo IBAI em tratamento da Rinite com fármacos e com imunoterapia (vacina).


Dr. Igor é referência em tontura e quadros pediátricos, possui experiência no acompanhamento clínico e tratamento cirúrgico de adultos e crianças, trabalhando em parceria com fonoaudiólogos, pediatras, pneumologistas e cirurgiões plásticos.

saiba mais
Share by: