Sinusite

A sinusite é uma condição inflamatória que afeta as cavidades sinusais presentes na face. Essas cavidades são revestidas por membranas mucosas que produzem muco que ajudam a filtrar partículas e germes do ar que respiramos. Quando essas membranas ficam inflamadas, elas podem produzir excesso de muco e bloquear as passagens nasais, causando sintomas de sinusite.

Sintomas que indicam um quadro de Sinusite

Sintomas da sinusite podem incluir:

• Dor de cabeça;
  • Pressão facial;
  • Nariz entupido ou congestionado;
  • Secreção nasal espessa e/ou amarela, ou verde;
  • Dor nos dentes;
  • Febre baixa;
  • Tosse.

Tipos de Sinusite

Existem quatro tipos principais de sinusite:

Sinusite aguda

É uma inflamação aguda dos seios paranasais que geralmente ocorre após uma infecção viral ou bacteriana. Os sintomas incluem dor facial, congestão nasal, secreção nasal, dor de cabeça, febre e fadiga.

Sinusite subaguda

É uma inflamação dos seios paranasais que dura mais de quatro semanas, mas menos de três meses. Os sintomas são semelhantes aos da sinusite aguda, mas geralmente são menos graves.

Sinusite crônica

É uma inflamação dos seios paranasais que dura mais de três meses. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite aguda, mas são geralmente mais discretos, algumas vezes apresenta apenas uma tosse persistente e uma descarga retronasal. Pode ser causada por alergias, infecções bacterianas ou fúngicas, desvio de septo, pólipos nasais ou outras condições médicas subjacentes.

Sinusite recorrente

É uma inflamação dos seios paranasais que ocorre várias vezes ao ano. Os sintomas são semelhantes aos da sinusite aguda ou crônica, mas tendem a ser menos intensos. Pode ser causada por alergias, infecções bacterianas ou fúngicas, desvio de septo ou outras condições médicas subjacentes.

O diagnóstico da sinusite é baseado nos sintomas do paciente, e exame físico. No consultório, a endoscopia nasal pode fechar o diagnóstico prontamente uma vez que detecte drenagem de secreção saindo de dentro dos seios da face. Algumas vezes a solicitação de uma tomografia se faz necessária para avaliar complicações, extensão da doença e nos casos em que a endoscopia nasal não viu secreção saindo de dentro dos seios da face. O raio-x simples pouco ajuda no diagnóstico.

Tratamentos para Sinusite

Medicamentoso

O tratamento é feito segundo a causa. Se causa alérgica, tratamento com antialérgicos, corticoides tópicos ou até mesmo imunoterapia são opções. Em casos de sinusite bacteriana, o uso de antibióticos se faz necessário, podendo associar corticoide. Lavagem nasal para drenar secreção dos seios da face é sempre importante, sendo a lavagem de alto volume uma boa opção.

Cirúrgico: Sinusectomia

O tratamento cirúrgico atual das sinusites é feito por cirurgia endoscópica na maioria dos casos, portanto não há cortes externos nem pontos. É indicado nos casos em que complicações decorrentes da sinusite estão presentes e geram riscos, sendo também indicada quando a saúde dos seios da face não se estabelece com tratamento medicamentoso.

Imunoterapia

Nos casos em que uma condição alérgica está presente, gerando edema das mucosas, produção exagerada de secreção  e má ventilação, que são condições para sinusites, agudas ou crônicas; a imunoterapia se mostra uma boa opção.