Otite

Otorrinolaringologista e Otoneurologista em São Paulo


Uma otite é uma inflamação do ouvido, que pode afetar diferentes partes do ouvido, incluindo o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. É um quadro bastante prevalente nas crianças, devido às características anatômicas que a criança tem, como presença de hipertrofia adenoideana e tuba auditiva mais horizontal. As otites podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo infecções bacterianas ou virais, alergias, lesões ou exposição a produtos químicos.

Sintomas que indicam um quadro de Otite

Os sintomas da otite variam de acordo com o tipo de otite, mas alguns sintomas comuns que podem indicar um quadro de otite são:

  1. Dor de ouvido intensa;
  2. Sensação de pressão ou bloqueio no ouvido afetado;
  3. Febre;
  4. Corrimento ou pus no ouvido (otite externa);
  5. Perda auditiva temporária;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Sensação de vertigem ou tontura;
  8. Dor ao engolir.


É importante lembrar que esses sintomas nem sempre aparecem juntos e variam de intensidade conforme o tipo de otite que está ocorrendo. Também podem ser causados por outras condições médicas, sendo importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.

agende uma consulta

Tipos de Otite

Existem quatro tipos principais de otites:


Otite externa

É uma inflamação do canal auditivo externo, que é a parte que se estende da orelha ao tímpano. É comumente conhecida como "otite do nadador", pois pode ser causada pela exposição prolongada ou repetida à água, tornando o ouvido vulnerável a infecções bacterianas ou fúngicas. Outras causas incluem dermatites do conduto, alergias e lesões na pele do canal auditivo externo que muitas vezes são provocadas pelo próprio paciente.


Otite média aguda

É uma inflamação do ouvido médio, a parte do ouvido localizada atrás do tímpano. Geralmente é causada por uma infecção bacteriana ou viral que ocorre com ou em consequência de um resfriado, e pode causar dor intensa, febre e perda auditiva temporária. As crianças são mais acometidas pois sua tuba auditiva é mais vulnerável à entrada de líquidos deglutidos e secreções e também vulneráveis por conta da carne esponjosa localizada na porta de entrada da tuba auditiva.


Otite média crônica

É uma condição que ocorre quando uma infecção no ouvido médio não é tratada adequadamente ou não melhora com o tratamento. Pode causar perfuração do tímpano, corrimento crônico do ouvido e perda auditiva permanente. É mais comum em pessoas que já tiveram várias infecções no ouvido médio.


Otite média serosa

Também conhecida como otite média com efusão, é uma condição em que o fluido se acumula na cavidade média do ouvido, sem sinais de infecção aguda. Geralmente ocorre devido a problemas na drenagem do fluido na tuba auditiva, que conecta o ouvido médio à rinofaringe. Seus sintomas são sensação de ouvido entupido, zumbido, tontura ou sensação de pressão no ouvido. Em muitos casos, essa condição pode ser assintomática.

Como é feito o diagnóstico?

A otite é diagnosticada através de exame físico e histórico clínico. Os sintomas, associados ao exame visual com o otoscópio, auxiliarão no diagnóstico de maneira relevante. Em alguns casos, a audiometria e a timpanometria poderão auxiliar neste diagnóstico. Se houver uma infecção presente, a membrana timpânica pode estar inflamada, vermelha e inchada, com pus ou líquido visível. A audiometria pode mostrar um dano auditivo transitório e a timpanometria mostrar resistência que impede a boa transmissão sonora. Outro exame que pode ser importante é a tomografia computadorizada para avaliar a extensão da infecção ou para descartar outras condições, como tumores ou danos nos ossos do ouvido.

agende uma consulta

Tratamentos para Otite

Medicamentoso

Analgésicos e anti-inflamatórios

Medicamentos como paracetamol, prednisona e naproxeno podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. 


Antibióticos 

São usados quando se trata de uma infecção bacteriana, podendo ser por via oral ou via gotas auriculares, aqueles mais comuns em otite média aguda e estes mais comuns em otite externa.


Gotas auriculares

Em alguns casos, o médico pode prescrever gotas auriculares que contêm um medicamento para tratar a infecção ou aliviar a dor.


Descongestionantes:

Se a otite for causada por uma alergia ou uma infecção respiratória, pode ser útil usar descongestionantes nasais para reduzir a inflamação e a congestão nas vias respiratórias, permitindo a ventilação do ouvido através da tuba auditiva.


Cirúrgico

Essa é uma opção para alguns casos, sendo muito comum em crianças a colocação de um tubo de ventilação no tímpano para resolver as otite médias serosas, e também em crianças com otite média aguda de repetição. Em adultos, cirurgias para correção estrutural da caixa timpânica nos casos de otite média crônica costumam ser necessárias.

agende uma consulta

Sobre o Médico

Dr. Igor Tadeu da Costa

CRM-SP: 134934 | RQE: 55887


Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência médica pelo Hospital das Clínicas da USP e especialização em Otoneurologia pela mesma instituição. Especialização pelo IBAI em tratamento da Rinite com fármacos e com imunoterapia (vacina).


Dr. Igor é referência em tontura e quadros pediátricos, possui experiência no acompanhamento clínico e tratamento cirúrgico de adultos e crianças, trabalhando em parceria com fonoaudiólogos, pediatras, pneumologistas e cirurgiões plásticos.

saiba mais
Share by: