Rinite

Otorrinolaringologista e Otoneurologista em São Paulo


A rinite é uma condição médica que se caracteriza pela inflamação da mucosa nasal, que pode ser induzida por reações alérgicas mediadas por anticorpos produzidos pelo nosso corpo contra agentes alergênicos e por condições irritativas/inflamatórias sem anticorpos presentes, portanto sem alergias, ou mesmo por condições neurológicas e vasculares. A rinite pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da causa e da duração dos sintomas.

Sintomas que indicam um quadro de Rinite

Os sintomas da rinite podem variar de leves a graves e incluem:

  • Coriza;
  • Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Coceira no nariz, garganta e olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Diminuição do olfato;
  • Tosse seca;
  • Fadiga.
agende uma consulta

Tipos de Rinite

Rinite alérgica

É a forma mais comum de rinite e é causada por uma reação alérgica a substâncias como poeira, pólen, pelos de animais, ácaros, entre outras. Os sintomas costumam aparecer rapidamente após a exposição ao alérgeno e podem durar por semanas ou meses.


Rinite não alérgica

Nesse caso, os sintomas são semelhantes aos da rinite alérgica, mas não são causados por uma reação alérgica. As causas podem incluir mudanças climáticas, poluição, infecções respiratórias, consumo de álcool ou tabaco, entre outras.


Rinite medicamentosa

É uma forma de rinite causada pelo uso excessivo de medicamentos para o nariz, como descongestionantes e sprays nasais, que podem levar à inflamação crônica da mucosa nasal e à dependência.


Rinite ocupacional

É uma forma de rinite causada pela exposição a agentes irritantes ou alérgenos no ambiente de trabalho, como poeira, produtos químicos, fumaça, entre outros.


Rinite do idoso

É uma condição decorrente de alterações na mucosa, nos vasos e nos nervos que chegam com a idade. Os pacientes passam a ter coriza abundante e hialina quando ingerem alimentos quentes, ficam com as narinas frequentemente secas quando não estão comendo e algumas vezes apresentam perda do olfato.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da rinite é baseado nos sintomas relatados, além do exame físico em consultório. Exames complementares muitas vezes são necessários, sendo a endoscopia nasal importante ferramenta auxiliar e pode ser feita pelo médico logo na primeira avaliação. Além disso, exames complementares no consultório, como teste cutâneo de alergia, trazem informações pertinentes para diagnóstico e opções terapêuticas. 

agende uma consulta

Tratamentos para Rinite

O tratamento da rinite depende do tipo e da gravidade dos sintomas. O tratamento pode incluir medicamentos antialérgicos, descongestionantes, corticoides nasais, imunoterapia, entre outros. Além disso, algumas medidas preventivas podem ajudar a reduzir a exposição a alérgenos e irritantes, como manter a casa limpa, evitar o uso de carpetes, trocar regularmente os filtros de ar-condicionado, entre outras.


Medicamentoso

O tratamento medicamentoso consiste no uso de lavagem nasal, para melhorar a drenagem de secreções e diminuir irritantes inalados ao longo do dia que ficam retidos na mucosa, além de corticoides tópicos com baixa absorção pelo organismo. Podemos a depender da gravidade associar antialérgicos por boca ou alguns mais modernos de uso tópico.


Imunoterapia

O uso de vacinas evoluiu muito nos últimos anos e é ótima opção para os casos de rinite alérgica, sendo o único tratamento no qual a cura da rinite alérgica é possível. Para o êxito do tratamento é importante que o médico faça um bom teste diagnóstico da alergia para em seguida saber empregar uma imunoterapia individualizada para cada paciente. Hoje em dia as vacinas mais modernas são bastante seguras e de uso sublingual, dispensando injeções e evitando desconforto ao pacientes.

agende uma consulta

Sobre o Médico

Dr. Igor Tadeu da Costa

CRM-SP: 134934 | RQE: 55887


Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência médica pelo Hospital das Clínicas da USP e especialização em Otoneurologia pela mesma instituição. Especialização pelo IBAI em tratamento da Rinite com fármacos e com imunoterapia (vacina).


Dr. Igor é referência em tontura e quadros pediátricos, possui experiência no acompanhamento clínico e tratamento cirúrgico de adultos e crianças, trabalhando em parceria com fonoaudiólogos, pediatras, pneumologistas e cirurgiões plásticos.

saiba mais
Share by: