Imunoterapia para Alergias

A Imunoterapia é uma ótima opção para pacientes com rinite, sinusite recorrente, alergias de pele e asma. Consiste em administrar quantidades gradativas de um extrato ao qual o paciente é comprovadamente alérgico e que é capaz de induzir a formação de novos anticorpos pelo sistema de defesa do paciente. Estes anticorpos vão impedir a reação alérgica que ocorre na exposição ao agente alergênico que está no nosso ambiente.

Indicações para Imunoterapia

Imunoterapia é o único tratamento possível de ser indicado quando se quer curar definitivamente uma rinite alérgica, por exemplo. Outras indicações são:

• Pacientes sensibilizados com resposta inadequada a medicação;
  • Pacientes sensibilizados com exposição constante ao alérgeno (ex: veterinário e alergia a cão e gato / pessoas que trabalham em ambientes com tapete e alergia a ácaros/poeira);
  • Para evitar novas sensibilizações;
  • Pacientes que não suportam o uso constante da medicação;
  • Tratar a doença e não apenas os sintomas;
  • Tratar pacientes mais sensíveis.

Como funciona o tratamento?

O tratamento é feito preferencialmente com gotas diárias da vacina embaixo da língua, pois tem maior segurança, têm maior comodidade aos pacientes pois não usa agulha e o paciente pode levar a vacina para casa e ser treinado para aplicar; fatores que favorecem a adesão. Observo o paciente de perto com proximidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana, podendo ser contactado para dúvidas e orientações a qualquer momento.

Benefícios do tratamento

A imunoterapia quando bem indicada pelo médico tem muitos benefícios, tais como:

• Redução da intensidade e da frequência dos sintomas
  • Tratamento da causa: Em vez de apenas aliviar os sintomas temporariamente, a imunoterapia aborda a causa da alergia, reprogramando o sistema imunológico para que ele não reaja de forma exagerada aos alérgenos.
  • Efeito duradouro: Após um curso completo de imunoterapia, muitos pacientes experimentam uma redução significativa nos sintomas alérgicos e podem desfrutar de uma melhoria duradoura por um longo período, mesmo após a conclusão do tratamento.
  • Menos necessidade de medicamentos: Ao reduzir a sensibilidade aos alérgenos, a imunoterapia pode diminuir a dependência de medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos, descongestionantes e corticoides nasais ou inalatórios.
  • Eficácia em crianças: A imunoterapia pode ser aplicada em crianças com alergias persistentes, ajudando a melhorar sua qualidade de vida e prevenir futuros problemas relacionados a alergias.