Alergia - corpo em alerta ?
Alergia: a resposta desmedida...ou..."bug" no sistema.

Uma nova série começou no programa Fantástico da TV Globo, conduzida pelo grande colega Drauzio Varella. Falando sobre alergias, a série já teve dois episódios e o título é: Alergia - corpo em alerta.
Diante disso, vamos começar questionando: corpo em alerta ???
Confesso que não concordei com o título da série, o que em nada diz sobre a qualidade da mesma, que até aqui tem sido muito boa. Entretanto, considero que o correto seria corpo confuso, médicos em alerta.
Explico:
Alergia é antes de tudo, uma resposta desmedida do organismo a um agente inofensivo à vida humana. Tal resposta, essa sim, traz ofensas e riscos ao corpo humano. Por isso, resposta desmedida e "bug" de um sistema que é feito para nos proteger.
Sendo assim, considero a alergia; numa forma simples de falar, uma confusão do sistema imune e não o corpo em alerta. Ao contrário, sob certo ponto de vista, a alergia pode ser uma brecha que o corpo humano dá para doenças outras. Muitos quadros infecciosos se beneficiam de manifestações que inicialmente são apenas alérgicas mas que criam um ambiente propício para infecções como é o caso da rinossinusite bacteriana; advinda, entre outras causas, da má circulação de ar nas estruturas nasais e paranasais dos pacientes com rinite alérgica não tratada.
Isto posto, algumas perguntas:
1 - como tratar as alergias...?
2 - Medidas de higiene ambiental são suficientes ??
O tratamento da alergia envolve algumas ferramentas, mas nenhuma pode ser apresentada de maneira isolada como a "bala de prata" para este quadro. Cada paciente tem suas particularidades, alguns organismos podem se beneficiar de tratamento de exposição crescente controlada, no caso da imunoterapia. Outros terão apenas piora dos sintomas sem consequente controle, e estas explicações devem ser oferecidas de maneira clara às pessoas.
Outros pacientes necessitarão de uso constante de medicamentos antialérgicos que podem ser tópicos, podem ser ingeridos ou uma combinação de fármacos dos dois tipos e que serão prescritos de maneira adequada para as manifestações do paciente e sua intensidade.
E a higiene ambiental com mudanças de hábitos...funciona??
Funciona, mas raramente de maneira isolada, exceto quando os agentes alergênicos são bastante específicos e com controle exposicional fácil de ser realizado. Exemplo: suponhamos que determinado paciente descobre alergia à uma proteína presente na carne de cordeiro, tal exposição é fácil de ser evitada, uma vez que este animal não é constitutivo da dieta habitual do modo de vida do brasileiro. Poderíamos dizer o mesmo da proteína do leite de vaca ? É fácil controle exposicional ???
Pensemos agora no ácaro presente na poeira doméstica. É possível controlar a poeira doméstica mas é possível tirar por completos os ácaros de nossas vidas ??.
É isso pessoal...Nos próximos posts falaremos de algumas medidas de higiene ambiental



